terça-feira, 29 de julho de 2014

Resenha: O Ladrão do Tempo - John Boyne

Sinopse: O ano é 1758 e Matthieu Zela resolve abandonar Paris e fugir de barco para a Inglaterra, depois de ter testemunhado o assassinato brutal da mãe pelo padrasto. Apenas um garoto de quinze anos na época, ele leva consigo o meio-irmão caçula, Tomas, criança que se vê impelido a proteger. 
Começando com uma morte e sempre em busca de redenção, a vida de Zela é marcada por uma característica incomum: antes que o século XVIII acabe, ele irá descobrir que seu corpo parou de envelhecer. Sua aparência é de um homem de cinquenta anos, mas o tempo passa e seu físico continua imutável. Ele simplesmente não morre e não faz ideia de qual seja a razão para que isso ocorra.
Ao final do século XX, ele resolve olhar para o passado e rememorar sua experiência de vida, incomparável à de qualquer outro ser humano. Da Revolução Francesa à Hollywood nos anos 1920, da época das Grandes Exposições à quebra da Bolsa de Nova York, Zela transitou por inúmeros lugares, exerceu diversas profissões e conheceu pessoas notáveis, além de ter se apaixonado por muitas mulheres. Mas, mesmo séculos depois, ele continua certo de que seu verdadeiro amor foi Dominique Sauvet, uma jovem que conheceu no barco que tomou com o irmão para escapar da França. O trio se uniu para começar a nova vida na Inglaterra e Matthieu se viu totalmente encantado por Dominique.
Com uma trama absolutamente instigante de amor, morte, traição, oportunidades perdidas e esperança, John Boyne já anunciava neste primeiro romance o seu talento inconfundível de exímio contador de histórias.


Resenha

O Ladrão do Tempo é o primeiro livro de John Boyne e nele o autor deixa claro porque conquistou tantas pessoas com sua escrita. Um livro leve, engraçado, emocionante e com uma pequena dosagem de suspense e ação.Matthieu Zela tem uma vida longa. Ele nasceu em 1743 e desde então tem acompanhado a história do mundo se desenrolando ao seu redor. Junto com seu meio-irmão de 15 anos, Tomas, ele abandonou a França  quando o padrasto fora condenado pelo terrível crime que cometera. A partir de então a vida dos dois muda completamente. Matthieu para de envelhecer na meia-idade e vê Tomas e seus descendentes morrerem tragicamente com vinte e poucos anos, todos deixarando um filho que terão seus destinos como os do seus pais. Em 1999, Matthieu percebe que é hora de interferir nessa 'maldição' e vai tentar salvar Tommy, mas a tarefa não será nada fácil.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Matthieu, os capítulos são alternados em três 'tempos', um falando sobre o presente em 1999; outro sobre o passado logo após sua ida para Londres e envolvimento com Dominique; o último mostra diversos acontecimentos mundiais como por exemplo Revolução Francesa, Revitalização de óperas, renascimento das Olimpíadas, revolução industrial, início da indústria cinematográfica em Hollywood, caça aos comunistas nos EUA, quebra da bolsa de valores de New York, entre outros.O livro exige um pouco mais de atenção do leitor, uma vez que, além de conter saltos temporais, traz muitas referências históricas à locais, personalidades e livros que marcaram determinada época (O Conde de Monte Cristo, A Letra Escarlate, Um Estudo em Vermelho, O Grande Gatsby e Adeus às Armas).


O Ladrão do Tempo pode não ser uma leitura muito fácil para quem não tem o costume ou não conhece a escrita de Boyne. É uma leitura bastante densa devido a muitas informações que precisam ser passadas para não gerar dúvidas sobre os acontecimentos históricos nos quais Matthieu está inserido.A edição feita pela Companhia das Letras ficou excelente e no mesmo padrão dos livros do John Boyne já publicados aqui. Ótimo para quem já faz coleção.

Super recomendo!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog menina e pelas resenhas

    Estou seguindo você :) e indiquei seu blog para meus leitores http://josepauloecon.blogspot.com.br/2014/07/merece-um-click-blog-cafeteria-do-saber.html

    Vi que você é formada em psicologia, quando escrever algum texto e quiser compartilhar me manda no email josepauloecon@folha.com.br que coloco no meu blog e deixo um link para acessar o seu.

    "Bora" blogar? rsrs

    ResponderExcluir
  2. retribuindo e seguindo seu blog adorei sua visita obrigada volte quando quiser bj

    ResponderExcluir
  3. Retribuindo comentário e já estou seguindo seu lindo blog.
    Sou louca para ler esse livro. Já li O Menino do Pijama Listrado e gostei e agora fiquei mais curiosa ainda para ler O Ladrão do Tempo!
    Beijos
    gabiieseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!

    Você foi indicada para responder a TAG Liebster Award: http://blogcafecomlivros.blogspot.com.br/2015/02/tag-liebster-aaward.html

    ResponderExcluir