segunda-feira, 28 de julho de 2014

Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Resenha

Em uma das minhas navegadas pela internet, me deparei com o livro, até então não conhecia a autora e nenhum dos seus títulos. Sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas alguma coisa me chamou a atenção e resolvi ler a sinopse e... bingo! Foi amor à primeira vista. E de tanto falar no livro, acabei ganhando de presente.

Louisa Clark é uma mulher de 26 anos que ainda mora com os pais em uma pequena cidade da Inglaterra, trabalha como garçonete em um pequeno café há anos e tem um relacionamento morno há quase sete anos com Patrick, um atleta completamente obstinado e obcecado. Clark é totalmente acomodada à sua vida, ela não tem ambições e seu maior desejo é que as coisas continuem exatamente como estão. Porém, vê sua vida virar de ponta cabeça quando o dona da lanchonete onde trabalha decide fechar o lugar. E a partir daí começa uma saga a procura de um emprego novo, uma vez que ela tem um grau de instrução baixo e não tem muitas habilidades profissionais além de servir num café. Assim sendo, o único emprego que Lou consegue é como cuidadora de um tetraplégico chamado Will Traynor.

Will é um homem de 35 anos anos que sempre foi inteligente, culto, atlético, ativo, aventureiro, que não gostava de mesmice. Mas sua vida muda completamente quando, em uma noite chuvosa, é atropelado por uma moto e fica tetraplégico. Will não aceita sua nova condição pós-acidente, se tornando um homem amargurado e mal humorado.
Porém a vida dessas duas pessoas completamente diferentes irá mudar para sempre quando seus caminhos se cruzarem...

Jojo Moyes usa uma linguagem de fácil compreensão e muitos elementos interessantes que nos ajudam a compreender pelo que Will está passando e como sua dor e tristeza chegam a um limite insuportável. Ela aborda temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou limitações. Mas sempre hás os dois lados: muitos deficientes, assim como Will, perdem o gosto pela vida e desistem de lutar; outros, parecem ganhar ainda mais gosto pela vida, e se agarram a ela com unhas e dentes, e muita determinação. Moyes também nos mostra como um verdadeiro sentimento pode mudar a vida de uma pessoa.

Se você quer um livro profundo, que te faça questionar suas próprias decisões e atitudes, Como eu era antes de você te dará uma aula e tanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário